Descrição
- S P E E D H U B – 14 marchas – câmbio interno no cubo
- ...o que isso significa?
- O CUBO Rohloff Speedhub 500/14 é um produto com a qualidade “made in Germany”, o que significa precisão em toda a linha, alto grau de eficiência, grande conforto ao trocar as marchas, com alto grau de confiança e longevidade. Os fabricantes de bicicletas reconheceram esses pontos, e oferecem cada vez mais bicicletas equipadas com o CUBO Rohloff 500/14. Vamos esclarecer a seguir o que está por trás deste moderno sistema de câmbio.
- Máximo prazer ao pedalar
- O correto sistema de câmbio é decisivo para se ter prazer ao pedalar. Seu uso deve ser intuitivo e transmitir confiança, bem como ser de fácil manutenção e ter longa duração. Não importa qual bicicleta, quase todas podem ser equipadas com o SPEEDHUB 500/14 da Rohloff. Principalmente no âmbito do cicloturismo, onde mais importa a confiabilidade, o cubo Rohloff tem uma grande comunidade de fãs, em constante crescimento. Entre eles, também proeminentes globetrotters, tais como Tilmann Waldthaler, Peter Smolka, Andreas Hessberg & Waltraut Schulze, Oliver e Lena Schmidt. Apenas estes já deram a volta ao mundo várias vezes com o SPEEDHUB 500/14, sem deixar de fora nenhum continente – além dos muitos cicloviajantes “desconhecidos”, que, cada vez mais, preferem usar a tecnologia comprovada!
- Mas também no esporte competitivo é usado cada vez com maior frequência o cubo de engrenagens Rohloff. Numerosos casos bem sucedidos falam por si. A campeã alemã de DH (down-hill) e várias vezes vicecampeã Christiane Rumpf confia desde o começo de sua carreira na tecnologia sólida e extremamente robusta. Recordes de velocidade (campeonato mundial, campeonato europeu) de competições de bicicletas reclináveis bem como numerosas vitórias em competições de maratona de MTB (Riva del Garda, Willingen Bike Festival), entre outros, já há muito tempo não são mais considerados raridades. O SPEEDHUB Rohloff 500/14 é o único cubo de engrenagem liberado para o esporte de corrida e para o uso em bicicletas tandems, e com isso ele ocupa uma posição de absoluta exceção.
- Com o auxílio do configurador “Procura de SPEEDHUB”, pode ser facilmente encontrado em www.rohloff.de > SPEEDHUBSUCHE o modelo de cubo adequado.
- Por que 14 marchas?
- Um câmbio de corrente com 27 marchas tem, em razão da redundância de marchas e transmissões semelhantes, 14 marchas “reais”. Estas o SPEEDHUB Rohloff 500/14 também oferece, mas em sequência, uma após a outra. O pulo entre as marchas do SPEEDHUB Rohloff 500/14 é aproximadamente de 13,6%, muito regular. Por isso, o ciclista pedala automaticamente sempre na marcha correta subsequente e movimenta-se sempre em uma “zona ótima de bem-estar”, diferentemente do câmbio com catraca.
- Aplicação
- O SPEEDHUB Rohloff 500/14 pode ser utilizado em quase todas as bicicletas, sem restrições. Isto é possível graças a um sistema modular inteligente: dois tipos diferentes de eixos garantem a montagem, tanto em gancheiras verticais, como também em gancheiras horizontais. O apoio do torque (que é necessário para todos os cubos de engrenagem) pode ser feito por três diferentes placas de eixos. O tipo de apoio (torque longo, apoio OEM ou apoio através da montagem do disco de freio) é definido pela gancheira.
- Tensão da corrente
- Bicicletas com full-suspension precisam, basicamente, de um tensionador de corrente (tensionador de corrente Rohloff). Mas também bicicletas em que a tensão da corrente não pode ser feita, (por exemplo, bicicletas sem gancheiras móveis, sem movimento central excêntrico), precisam de um tensionador de corrente, para compensar o desgaste da corrente e para possibilitar a montagem e a desmontagem da roda traseira.
- O que deve ser observado
- A cada 5000 km rodados ou uma vez por ano o óleo no interior do cubo deve ser trocado. Assim, em caso de eventual perda de óleo, fica sempre garantida a correta quantidade de óleo, de no máximo 25 ml para a lubrificação do cubo. Partes passíveis de desgaste são apenas peças como: pinhão, corrente, rolos do tensionador de corrente, cabos, disco de freio. Essas peças devem ser verificadas regularmente e trocadas dentro de seus limites de desgaste. O cubo em si, o bloco Rohloff de engrenagem, excetuando-se a troca de óleo mencionada, quase não tem manutenção e não precisa de ajustes.
- São necessárias ferramentas especiais?
- Como o SPEEDHUB Rohloff, excetuando-se a troca de óleo, não precisa de ajustes e quase não tem manutenção, são necessárias apenas poucas ferramentas especiais. O cubo geralmente é equipado com um pinhão (15, 16, 17 dentes), que pode ser usado em ambos os lados, e assim o tempo de uso fica duplicado. Não podem faltar em nenhuma oficina o extrator de pinhão (Rohloff art. 8501 – para pinhões de atarraxar). Os pinhões de encaixar dispensam o uso do extrator de pinhão, mas, com esses pinhões de atarraxar, é necessário usar o adaptador de pinhão, que, uma vez adquirido, pode ser reutilizado muitas vezes: o pinhão é que tem maior desgaste, e precisa ser trocado de vez em quando. No entanto, o pinhão pode ser virado, para ser usado do outro lado. Também é recomendável ter sempre à mão o kit de troca de óleo (Rohloff art. 8410).
- Transporte
- A bicicleta, ou mais especificamente, a roda traseira deve ser transportada, sempre que possível, em pé. Se isto não for possível ou se a bicicleta for transportada sobre/no carro, com as respectivas turbulências do ar, deve-se contar com a possibilidade de algum vazamento de óleo. Uma quantidade que faltar é tecnicamente inofensiva e não deve ser completada, mas sim, compensada na próxima troca de óleo.
- Monitoramento de furto
- O SPEEDHUB Rohloff possui um número de série contínuo. Com isso, é possível e desejável o registro do cubo de cada cliente no banco de dados da Rohloff. O número de série é obrigatório para o processamento da garantia, mas serve também complementarmente ao nosso bem sucedido monitoramento de roubo.
- – Nada de slogans, apenas fatos:
- – Fabricação de precisão 100% “made in Germany”;
- – Adequado para quase todo tipo de bicicleta com 135 mm de distância entre as gancheiras traseiras;
- – Alto grau de eficiência, de 95% a 98%, idêntico ao do câmbio da corrente;
- – Testado e aprovado para competições e tandems;
- – Livre de ajustes e com pouca manutenção para muitos milhares de quilômetros;
- – Todas as 14 marchas acionadas por um manete grip-shift;
- – “Pulo” regular entre as 14 marchas, de aproximadamente 13,6%;
- – Impossível operar de maneira errada;
- – Ótima relação peso / estabilidade.