A escolha do selim
Acima, os selins Vars, Aspin e Soulor, respectivamente.
Para escolher o selim adequado, devem-se considerar três dados essenciais: a morfologia do ciclista, o uso previsto (longa distância, uso urbano ou cicloturismo) e o tipo de bicicleta que será utilizado.
O selim urbano
É o selim masculino mais largo, com 180 mm de largura, perfeitamente adaptado à posição do ciclista urbano e também à do cicloturista, com uma posição das costas quase vertical.
Modelos Vars e Mente – os modelos Vars e Mente têm a mesma forma e as mesmas dimensões. A diferença entre eles é que, no selim Mente, os trilhos são de aço inoxidável, e no selim Mente, os trilhos são de titânio, mais leves. São indicados principalmente para uso urbano.
O selim randonneur
A posição do ciclista randonneur é como mostra o desenho, relativamente ereta. Disso resulta um máximo de peso sobre as nádegas, portanto, uma forte pressão. Se esta é a sua posição, aconselhamos adotar este tipo de selim, mais largo, que oferecerá muito mais conforto durante longos percursos.
Modelos masculinos :
Modelos Aspin e Aravis – Os selins Aspin e Aravis têm a mesma forma e as mesmas dimensões. A diferença entre eles é que, no selim Aspin, os trilhos são de aço inoxidável e no selim Aravis, os trilhos são de titânio, mais leves. São indicados para longa distância e cicloturismo.
O selim de corrida
A posição do ciclista esportivo é bastante inclinada, como mostra o desenho. O peso se divide entre as nádegas e os braços. Existe, portanto, bem menos pressão do que para o randonneur.
Se esta é a sua posição, você pode escolher este tipo de selim, mais estreito.
Modelos Soulor e Galibier – Os selins Soulor e Galibier têm a mesma forma e as mesmas dimensões. A diferença entre eles é que, no selim Soulor, os trilhos são de aço inoxidável e no selim Galibier, os trilhos são de titânio, mais leves.
Veja mais sobre os selins Gilles Berthoud em: https://teutobike.com.br/categoria/selins/