Diferença entre os dínamos SON 28 e SONdelux:
O dínamo SON 28 foi projetado para proporcionar alta potência já com poucas rotações, isto é, ele foi projetado para gerar energia mesmo rodando em baixas velocidades. Atinge a tensão necessária para a aprovação do StVZO (Código de trânsito da Alemanha) para todos os tamanhos de roda de até 28 “/ 29”. Assim, mesmo se for conduzido lentamente, fornece muita energia para iluminação ou carregamento de dispositivos USB, como o smartphone e o GPS.
O dínamo SONdelux possui um gerador especialmente projetado para faróis de LED, como o Edelux II e faróis da marca Busch & Müller. Possui características de tensão um pouco mais lentas, isto é, precisa de uma velocidade de condução ligeiramente mais alta para fornecer a mesma tensão / potência que o SON 28, projetado de maneira padrão (Figura 1).
Fig. 1: Na horizontal, a velocidade em km/h (roda de 28″). Na vertical, a tensão efetiva em Volt.
A diferença em números:
A capacidade do LED de produzir muita luz, mesmo com baixo fornecimento de energia elétrica, relativiza essa diferença. Em velocidades abaixo de 20 km / h, você tem um pouco menos de luz, mas com mais de 60 lux a 15 km / h, terá sempre mais que o suficiente. Em velocidades mais altas, a diferença é imperceptível (Figura 2).
Fig. 2: Na horizontal, a velocidade em km/h. Na vertical, a intensidade da iluminação do farol em Lux (a 10 metros de distância do farol).
O despojado sistema magnético do SONdelux economiza – conforme o tipo de cubo – aproximadamente 50 gramas de peso e reduz a propulsão necessária em aproximadamente 15% (Fig. 3). Apesar de o gerador estar sempre em funcionamento, se ele for comparado a um cubo sem dínamo, a entrada de energia adicional com a luz desligada (inativa) é extremamente pequena.
Figura 3: Na horizontal, a velocidade em km/h (roda de 28”). Na vertical, o desempenho (força motriz) do dínamo em Watt.
Com a luz acesa, a necessidade de energia é significativamente mais alta, portanto ele fornecerá até 4 watts de energia ao sistema de iluminação. Mas mesmo aqui, o SONdelux tem vantagem. Aliás, a necessidade de energia de um dínamo de cubo é tão pequena que normalmente você não sentirá a diferença no momento em que acender as luzes. No entanto, será uma boa ideia desligar as luzes durante o dia se você quiser avançar com mais facilidade.